Exortação à paciência | Tiago 5.7-11.

Introdução

Em tempos de pandemia, com a qual estamos vivendo, não tem como “não pensar” na segunda vinda de Jesus. Muitos tem falado sobre isso. Muitos tem tentado prever o dia exato deste evento, tentando fazer uma leitura e interpretação do que tem acontecido à nossa volta. Há aqueles que acham que Jesus já veio e levou os seus escolhidos, e que nós ficamos para trás.

O que pensar em tempos como esse? Que conclusões podemos assumir, diante de tanta calamidade por causa do coronavírus, sem falar na crueldade e corrupção do homem, que ficamos chocados todos os dias com as notícias nos jornais? Como ainda manter esperança em tempos como esse?

Só existe uma resposta para todas essas perguntas: Paciência! É com ela que poderemos demonstrar a nossa fé em tempos como esse. A fé, demonstrada em nossa paciência, perseverança e confiança no Senhor, resultará em consolo, esperança e alegria em nosso coração; ela nos dará a certeza, como disse Jó, de que o nosso “…Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19.25 [NAA]).

Essa “paciência” não pode se ausentar da vida cristã. Embora as tragédias, mortes, dor e sofrimentos nesta vida, nada pode, como disse o apóstolo Paulo aos Romanos, “…nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.39). Portanto, sejamos “…pacientes até a vida do Senhor…” (v.7).

É desta maneira que Tiago nos convida a viver e suportar os sofrimentos do tempo presente, pois o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão; Ele mesmo diz: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24.35). Portanto, podemos esperar! Podemos ter paciência! Podemos exercer a nossa fé, enquanto praticamos as boas obras.

Nos versículos 1 ao 6, Tiago falou severa e diretamente aos ricos, chamando-os ao arrependimento. Tiago pede que eles chorem e lamentem por seus muitos erros ao acumularem riquezas à custa dos salários retidos de seus trabalhadores, que agora clamam à Deus por justiça. Tiago ainda diz que sobre a vida deles virão desgraças e juízo da parte de Deus.

É neste momento que Tiago fala de maneira consoladora e exortativa ao mesmo tempo, diretamente aos seus irmãos em Cristo, chamando-os terem um pouco mais de paciência, até a vinda do Senhor – que por sinal, como ele diz, “…está próxima” (v.8).

A atenção de Tiago passa dos ricos para os pobres; dos opressores e perversos para os justos e oprimidos; da presunção para a paciência. Tiago traz uma palavra encorajadora aqueles irmãos, ensinando que ao invés reagirem, deveriam exercer sua fé com paciência, perseverança e confiança em Deus, pois ele é o justo juiz e “…está às portas” (v.9). Eles são ensinados a ter paciência, sabendo que é a Deus que estão servindo e que é dele que vem a recompensa.

Nesta passagem, Tiago apresenta a maneira como cada cristão deve se comportar diante dos ataques do diabo e das lutas que tão de perto os assolam; além de também dar alguns exemplos de paciência, fé e perseverança, e falar da vinda do Senhor Jesus, que acontecerá em breve. Vejamos:

i. Como cristãos devem reagir em meio a opressão e grandes lutas.

  • sejam pacientes – v.7;
  • fortaleçam o coração – v.8;
  • Não se queixem uns dos outros – v.9;
  • Tomem os profetas como exemplo – v.10;
  • Sejam perseverantes – v.11.

ii. O exemplo da paciência do lavrador – v.7.

  • lança a semente;
  • prepara o solo (lavrador);
  • Espera: cair as chuvas (primeiras e ultimas). A Escritura fala frequentemente das chuvas temporã e da chuva serôdia, porque na Palestina elas eram de suma importância para o agricultor;
  • Aguarda com paciência o precioso fruto da terra;

iii. Até quando é exigida o exercício da paciência na vida cristã?

  • até a vinda do Senhor – v.7;
  • A vinda do Senhor está próxima – v.8;
  • Eis que o juiz está às portas – v.9;
  • O exemplo da paciência dos profetas: falaram em nome do Senhor (dando ideia de que se passou muito tempo desde então, e ainda não chegou ao fim) – v.10;
  • O exemplo da paciência de Jó: o Senhor fez com que tudo acabasse bem – v.11a;
  • O Senhor é cheio de misericórdia e compaixão – v.11b;

Aplicação

Podemos extrair três lições importantes desta passagem a respeito do “porquê” precisamos exercer a paciência como resultado de nossa fé em ação. Vejamos:

  1. Porque a paciência nos manterá esperançosos e confiantes quanto à chegada de nosso Senhor Jesus, que está próxima;
  2. Porque, com a paciência, teremos condições de manter, na prática, o exercício dos dons que edificam e promovem a comunhão dos demais membros do corpo de Cristo, ao invés de dividi-lo;
  3. Porque, por meio de uma fé perseverante, a paciência possibilitará corações rendidos diante do Senhor e todos seus atributos grandiosos, inclusive a sua misericórdia e compaixão.

O dia do Senhor está próximo meus queridos irmãos. Ele tem ouvido o clamor de seus filhos e cumprirá a sua promessa de buscar e nos levar pra junto dele; é necessário, portanto, que sejamos pacientes até a vinda do Senhor! Amém.

Publicado por Pr. Luiz de Souza

Não ousaria me definir em frases prontas ou palavras que prefiguram alguém que ainda esta em construção. Vivo para que Deus seja conhecido e busco conhecer cada vez mais esse Deus. Minha gratidão é plena ao ser alcançado e resgatado por Jesus, e por isso vivo para que Ele cresça e eu diminua cada vez mais. Pois "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo". [Ef 3.8]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

bombasonica

busque evolução e se liberte!

RACHEL SHEHERAZADE

Sermões | Artigos | Devocionais

Consciência Cristã

Sermões | Artigos | Devocionais

O Tempora, O Mores

Sermões | Artigos | Devocionais

Voltemos Ao Evangelho

um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Renato Vargens

Sermões | Artigos | Devocionais

%d blogueiros gostam disto: