Integridade | Provérbios 11.20

Provérbios 11.20 [ARA]

Abomináveis para o SENHOR são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer.

A palavra “integridade” neste contexto, significa “aquele que está completa ou inteiramente de acordo com a verdade e os fatos. Os perversos, que são odiosos por Deus, são contrastados com aqueles que levam vidas retas (20); pois, esses perversos – também chamados de ímpios, andam em caminhos detestáveis por de Deus e seus lábios são mentirosos.

Os que andam em integridade, correspondem àqueles que, em Cristo, estão sendo aperfeiçoados (moralmente falando), pois o seu caráter corresponde a verdade, santidade e justiça divina. Eles, por sua vez, têm o prazer, amor e bençãos do Pai (Pv 12.22; 15.9).

O reverendo Hernandes Dias Lopes (2016, pág. 196), comenta está passagem dizendo o seguinte:

Deus não se impressiona com as aparências. Há muitos perversos de coração que usam palavras doces, praticam gestos nobres e se apresentam como verdadeiros [ilustres] da sociedade […]; Mas Deus não se deixa enganar […] ele vê o coração, e não apenas o exterior […] Se os perversos de coração são abomináveis para Deus, os que andam em integridade são o seu prazer […] só os puros de coração verão a Deus.

Deus é aquele capaz de ver e sondar onde homem nenhum consegue: o coração. Jesus diz que é no “… coração que procedem os maus desígnios…” (Mt 15.19). O autor aos Hebreus da mesma maneira afirma que “…todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hb 4.13).

Andar em “integridade” significa refletir o caráter santo de Deus; significa corresponder à imagem e semelhança “… daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9); significa agradar plenamente aquele a quem devemos louvor, adoração e glória!

Deus em Cristo vos abençoe e nos ajude a viver em integridade! Amém.


Bibliografia

  • Lopes, Hernandes Dias. Provérbios: manual de sabedoria para vida / Hernandes Dias Lopes – São Paulo, SP: Hagnos, 2016.
  • Bíblia de Estudo NAA. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2019.

Publicado por Pr. Luiz de Souza

Não ousaria me definir em frases prontas ou palavras que prefiguram alguém que ainda esta em construção. Vivo para que Deus seja conhecido e busco conhecer cada vez mais esse Deus. Minha gratidão é plena ao ser alcançado e resgatado por Jesus, e por isso vivo para que Ele cresça e eu diminua cada vez mais. Pois "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo". [Ef 3.8]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

bombasonica

busque evolução e se liberte!

RACHEL SHEHERAZADE

Sermões | Artigos | Devocionais

Consciência Cristã

Sermões | Artigos | Devocionais

O Tempora, O Mores

Sermões | Artigos | Devocionais

Voltemos Ao Evangelho

um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Renato Vargens

Sermões | Artigos | Devocionais

%d blogueiros gostam disto: