Devocional no Salmo 87

Texto Bíblico: Salmo 87 [NAA].

Tema: Jerusalém, a cidade amada do Senhor.

INTRODUÇÃO

Este salmo deve ser lido em dois níveis diferentes: uma profecia sobre o reino futuro, no qual todas as nações irão a Jerusalém adorar e também um retrato da Jerusalém celestial, da qual os filhos de Deus serão cidadãos.

Este também é um salmo que celebra Sião como a cidade escolhida por Deus; ele contempla uma era quando pessoas de todas as nações – até mesmo nações que foram inimigas de Israel – se tornam cidadãs dessa cidade.

Este salmo também é descrito como um cântico que o povo de Deus entoa para manter o foco no propósito que Deus lhes estabeleceu de ser luz para os gentios (todos os povos).

A cidade de Jerusalém é o foco do salmista, onde ele diz que é a cidade amada de Deus. Ele compartilha três verdades sobre a cidade de Jerusalém. Vejamos:

A cidade e obra das mãos de Deus – v.1-3.

Ele diz: fundada por ele – v.1[…] amada por ele – v.2[…] cidade de Deus – v.3. Davi escolheu Jerusalém para ser a sua capital (2Sm 5.6-10), e o Senhor confirmou essa escolha colocando lá seu templo.

Jesus afirmou que a salvação vem dos judeus (João 4.22) e, se não fosse por Israel, o mundo não teria conhecimento do verdadeiro Deu vivo, ne das Escrituras inspiradas e nem do Salvador.

Jesus morreu e ressuscitou fora dos muros de Jerusalém, o Espírito Santo desceu sobre a igreja reunida de em Jerusalém por ocasião do Pentecostes, e foi a partir de Jerusalém que os primeiros cristãos judeus se dispersaram para levar o evangelho às nações do mundo. Em Jerusalém se encontra não apenas o templo do Senhor, mas também o trono de Davi, sendo que da linha davídica viria o Salvador, Jesus Cristo.

A cidade é habitada pelos filhos de Deus – v.4-6;

Ele diz: nasceram em Sião – v.4 […] este ou aquele nasceram nela – v.5 […] este nasceu lá – v.6.

O Senhor é descrito com um rei realizando um censo e registrando o nome de cada pessoa, porém o mais admirável é que são gentios que Deus está adorando como filhos e como cidadãos de sua cidade santa! E mais surpreendente ainda é que as nações citadas são inimigas declaradas dos judeus!

É evidente que, de todas as nações citadas, somente o Egito ainda existe no mapa. Mas a mensagem é clara: quando o Senhor estabelecer seu reino glorioso e o Messias reinar em Jerusalém, os inimigos de Israel serão transformados em concidadãos. Pela pregação do evangelho hoje esse milagre está ocorrendo na Igreja de Cristo (Ef 2.11-22; Gl 3.26-29).

A cidade desfruta das bênçãos abundantes de Deus – v.7.

Como cidadãos de Sião e filhos de Deus, judeus e gentios não apenas vivem juntos, mas também cantam em coro e tocam instrumentos musicais ao se regozijarem com as bênçãos de Deus.

Jerusalém é uma das poucas cidades da Antiguidade que não foi construída à beira de um grande rio, o que sempre lhe causou problemas de suprimento de água, especialmente no caso de um cerco (2Rs 20.20; 2Cr 32.30).

O termo traduzido por “fontes” ou mananciais refere-se à água corrente e não àquela retirada de poços. Uma fonte ou manancial representa a origem de algo. Significa que há um lugar de origem de onde a água jorra/flui.

Todas as bênçãos, especialmente as espirituais, fluirão do Senhor que reina sobre a Cidade de Davi, da mesma forma como, hoje, somos supridos pela riqueza encontrada, somente em nosso Senhor exaltado.

CONCLUSÃO

Como diz o salmista Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo (Sl 46.4). Essa cidade de Deus é a nova Jerusalém que está sendo preparada por Jesus Cristo para seus novos moradores, aqueles que foram fiéis em Cristo Jesus (João 14). Está cidade é a cidade criada por Deus, habitada e amada por Ele.

Ela também será habitada pelos filhos de Deus em Cristo Jesus. Todos aqueles que foram eleitos e recebidos por meio da adoção em Cristo Jesus habitarão nesta Nova Jerusalém. Lá não haverá distinção de pessoas, pois todos serão e estarão na mesma condição de filhos de Deus, coerdeiros de Cristo.

Nesta Nova Jerusalém haverá bênçãos sem medida sobre os filhos de Deus. Eles desfrutarão de tudo do bom e do melhor da criação de Deus. Será um lugar que não haverá espaço para choro nem lamento; apenas alegrias e bênçãos sem fim. Tudo isso porque, nesta cidade, a fonte de benção e de louvor habita no meio dela; e, como diz o salmista (Sl 1.3), seremos como árvore plantada junto a corrente das águas, que[…] dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha.

A fonte de tudo isso é Jesus Cristo. Ele mesmo diz: […] Quem beber desta água voltará a ter sede, 14 A mulher lhe disse: — Senhor, quero que me dê essa água para que eu não mais tenha sede,  nem precise vir aqui buscá-la (João 4.13-14).

Publicado por Pr. Luiz de Souza

Não ousaria me definir em frases prontas ou palavras que prefiguram alguém que ainda esta em construção. Vivo para que Deus seja conhecido e busco conhecer cada vez mais esse Deus. Minha gratidão é plena ao ser alcançado e resgatado por Jesus, e por isso vivo para que Ele cresça e eu diminua cada vez mais. Pois "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo". [Ef 3.8]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

bombasonica

busque evolução e se liberte!

RACHEL SHEHERAZADE

Sermões | Artigos | Devocionais

Consciência Cristã

Sermões | Artigos | Devocionais

O Tempora, O Mores

Sermões | Artigos | Devocionais

Voltemos Ao Evangelho

um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Renato Vargens

Sermões | Artigos | Devocionais

%d blogueiros gostam disto: