JOÃO: O apóstolo que dá testemunho da verdade.

TEXTO BÍBLICO: João 21.24 [ARA].

INTRODUÇÃO

O apóstolo que iremos meditar é conhecido como o “apóstolo do amor”, porém, ele não pode ser conhecido apenas por conta de sua expressão amorosa pelo evangelho e por Cristo, mas também por seu zelo e testemunho da verdade do evangelho e de Cristo Jesus.

John MacArthur (2016; pág. 139) diz que:

O amor e a verdade devem ser mantidos em perfeito equilíbrio. A verdade jamais deve ser abandonada em nome do amor. Porém, o amor não deve ser deixado de lado em nome da verdade.

É exatamente desta maneira que nós, cristãos, devemos agir em nome de Jesus Cristo ao apresentarmos e defendermos o evangelho que pregamos. Devemos trabalhar com amor e plantarmos amor neste mundo de ódio e trevas; porém, devemos fazer isso com a verdade plena do evangelho em nossos corações, de tal maneira que a verdade seja pregada com amor, e o amor deve ser transmitido comprometido com a verdade.

Há muitos que em nome do amor deixam de falar a verdade; já outros, em nome da verdade deixam de praticar e viver o amor. Essas características devem andar juntas para que não deixemos a verdade de lado em nome do amor e não deixemos de amar em nome da verdade. A verdade deve existir assim como o amor acontece; e o amor deve acontecer assim como a verdade existe.

O apóstolo João é uma figura bem conhecida no Novo Testamento. Uma parte considerável do Novo Testamento é escrito por João, embora não tenha mencionado a si mesmo em seus escritos, é unanime entre os historiados e comentaristas do Novo Testamento que João é o autor humano do evangelho que leva seu nome, das três epistolas e do livro de Apocalipse.

Tanto as escrituras como a história relatam que João desempenhou um papel importante na igreja primitiva. Quase tudo o que falamos sobre a personalidade e o caráter de Tiago também valem para João.

Também precisamos aprender com apóstolo João a mantermos equilíbrio entre a verdade e o amor. Vejamos:

QUEM ERA JOÃO?

O nome de João significa Jeová é gracioso. Também era filho de Zebedeu (pescador) com Salomé e irmão mais novo de Tiago. João, sendo judeu, também era conhecedor da lei e era um dos discípulos de João Batista juntamente com André – ambos viram o Cordeiro de Deus que o Batista lhes apontava (Jo 1:35-40);

Assim como os demais, João também era alvo da graça de Deus e aguardava o Salvador. Por causa de seu temperamento forte, João também foi chamado de Boanerges por Jesus, que quer dizer: “Filhos do Trovão” (Marcos 3:17), juntamente com Tiago, seu irmão mais velhos, ou seja, João não tinha nada de amoroso como foi retratado nos quadros de pintura.

Embora João fosse alguém de temperamento explosivo e impulsivo, ele foi retratado pelos antigos como o apóstolo amor; está característica foi atribuída a ele por conta de seu amadurecimento no reino de Deus. Sob o controle do Espírito Santo, suas deficiências foram substituídas por virtudes.

Assim também acontece conosco. Embora, no passado, tivéssemos sofrido por conta de nossas ações, hoje podemos e temos a oportunidade de fazer uso desses erros para ensinar a outros. João é exemplo desta verdade transformadora do Evangelho; ele foi transformado e enviado ao mundo para pregar o evangelho.

QUAL ERA O PERFIL DE JOÃO?

Por conta de seu temperamento, João também era zeloso com o que fazia. João estava lá, ao lado de Tiago, pedindo permissão de Jesus para que mandem descer fogo do céu para consumir os samaritanos (Lucas 9:54). Em outra passagem João diz a Jesus que encontrou um homem que não seguia com eles que estava, em nome de Jesus, expulsando demônios; o texto diz que “nós lhe proibimos” (Marcos 9:38);

João era alguém que abraçou a causa do evangelho e não permitiu que ninguém mais se unisse a ela, mesmo aqueles que a defendiam e faziam em nome de Jesus. João também ao lado de seu irmão pediram a Jesus que cada um sentasse ao lado dEle quando estivesse em glória como Rei (Marcos 10:37).

A intolerância de João reflete muito bem o tipo de sentimento com a qual muitos cristãos se identificam nos dias atuais. A ideia de que Jesus nos pertence ou de que é propriedade exclusiva de nosso grupo religioso tem acompanhado muitos em nossos dias. Esse exclusivismo destruidor não atenta nem para a fé no nome de Jesus, nem para os milagres ela advindos se praticados por outros de outros lugares ou comunidades distintas à nossa.

O QUE JOÃO SE TORNOU COM O APOSTOLADO?

João aprendeu a amar e ter zelo pela verdade do evangelho. O amor foi uma virtude que ele aprendeu de Cristo, e não algo que lhe era inato. O amor não anulou o fervor do apóstolo pela verdade. Antes, deu-lhe o equilíbrio do qual necessitava.

Em nome da verdade ele contrasta a luz com a escuridão; a vida com a morte; o reino de Deus com o reino do diabo; os filhos de Deus com os filhos de Satanás; o julgamento dos justos com dos perversos; a ressurreição para vida com a ressurreição para a condenação; receber a Cristo com rejeitar a Cristo; ser produtivo com o ser infrutífero; obediência com a desobediência; e, amor com ódio.

João gostava de tratar da verdade em termos concretos e opostos. Ele entendia que era necessário, e ainda é, fazer uma divisão e distinção clara quanto a isso. Ele ainda diz que, ou estamos andando na luz ou vivendo em trevas. Se nascemos de Deus, não vivemos na prática do pecado – na verdade, não podemos viver em pecado; somos de Deus ou do mundo?

João, em nome da verdade e por amor a essa verdade morreu de velhice preso na ilha de Patmos (Ap 1:9), em Éfeso, no ano 103 depois Cristo, quando tinha 94 anos.

Publicado por Pr. Luiz de Souza

Não ousaria me definir em frases prontas ou palavras que prefiguram alguém que ainda esta em construção. Vivo para que Deus seja conhecido e busco conhecer cada vez mais esse Deus. Minha gratidão é plena ao ser alcançado e resgatado por Jesus, e por isso vivo para que Ele cresça e eu diminua cada vez mais. Pois "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo". [Ef 3.8]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

bombasonica

busque evolução e se liberte!

RACHEL SHEHERAZADE

Sermões | Artigos | Devocionais

Consciência Cristã

Sermões | Artigos | Devocionais

O Tempora, O Mores

Sermões | Artigos | Devocionais

Voltemos Ao Evangelho

um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Renato Vargens

Sermões | Artigos | Devocionais

%d blogueiros gostam disto: