Devocional em Gênesis 3: 7, 21.

03 de Junho de 2016

“Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se” [Gn 3.7 (NVI)];

“O SENHOR Deus fez roupas de peles e com elas vestiu Adão e sua mulher” [GN 3.21 (NVI)].

Esta passagem de Gênesis nos mostra o quanto o homem, em sua decadência pecaminosa, tentou encobrir suas falhas. Essa atitude do homem trouxe a tona uma série de desvios que faziam parte do pacote da “desobediência” a Deus.

O homem não só desobedeceu a Deus, mas se envolveu em uma séria de atitudes provindas de uma vida em discordância com a vontade soberana de Deus.

O homem agora esta envolto em uma vida desconhecida por ele. Antes estava num estado de perfeição e santidade que não conheciam nenhum dos lados do “bem e do mal” para poderem nominar desta forma.

E a grande característica que passa a fazer parte do homem neste novo estado pecaminoso é a “suposta” ideia que ele também pode resolver o problema.

Tem sido assim ao longo dos séculos. O homem sempre está tentando ajeitar as coisas no mundo em que vive para talvez corrigir o seu erro e suas falhas. Como também tentou resolver o problema do pecado sozinho.

A primeira atitude do homem ao pecar e perceber que estava nu foi juntar folhas de figueira para cobrir-se. Em sua cabeça talvez houvesse o pensamento de que “EU posso resolver esse problema”.

Sua atitude pode até ser bem vista por nós, mas achar que podemos resolver nossa vida de pecado apenas encobrindo-o, é o erro que cometemos. Uma vez que o homem foi separado de Deus por causa do pecado, só há uma única forma de voltar-se para Deus – Jesus Cristo.

Jesus disse: “… Eu sou o caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” [Jo 14.6]. Esta é a única forma do homem voltar ao convívio eterno com Deus.

Quando olhamos para Adão no livro de Gênesis, percebemos “ele” buscando voltar-se a comunhão com suas próprias providências, e mesmo assim, continuou no mesmo estado em consequência do pecado, separado de Deus.

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco…” [Rm 5.8]; “Mas Deus, sendo rico em misericórdia…” [Ef 2.4]; “Porque Cristo… …se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado”. [Hb 9.24-26].

A única solução para o problema do homem é dada por Deus. Deus quem trás o homem de volta a comunhão. “… temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” [Rm 5.1b].

Quando olhamos para o texto de Gn 3.21 podemos testificar essa verdade tão sublime aos nossos corações. O texto nos diz que Deus fez vestimentas de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.

Adão fez a mesma coisa e talvez com a mesma intenção, mas a forma com que fez não foi à mesma. Adão pegou umas folhas para se cobrir e realmente aconteceu isso. Apenas cobriu as suas partes intimas.

Deus “sacrificou” um animal para tirar a pele e assim vestir Adão de sua nudez e, ao derramar o sague do animal, também estava lavando a iniquidade que sobreveio em consequência da desobediência de Adão.

O preço da desobediência foi punido em um inocente animal. Ali Deus estava restabelecendo sua comunhão com Adão e dizendo que todos aqueles que estivessem na mesma situação, só haveria uma maneira de resolvê-la, com sacrifício daquele que viria como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Ele é o Senhor de nossas vidas e devemos nos submeter a sua vontade sempre, caso haja um desvio de conduta, “se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados” [1Jo 1.9].

Não tente resolver buscando solução em seus próprios méritos, pois você nunca encontrará a solução eterna. Talvez você consiga aliviar o peso da culpa, ou quem sabe até esquecer por um tempo, mas este problema/pecado sempre nos afligirá e um dia nos condenará de uma vez por todas.

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” [At 4.12].

Publicado por Pr. Luiz de Souza

Não ousaria me definir em frases prontas ou palavras que prefiguram alguém que ainda esta em construção. Vivo para que Deus seja conhecido e busco conhecer cada vez mais esse Deus. Minha gratidão é plena ao ser alcançado e resgatado por Jesus, e por isso vivo para que Ele cresça e eu diminua cada vez mais. Pois "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo". [Ef 3.8]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

bombasonica

busque evolução e se liberte!

RACHEL SHEHERAZADE

Sermões | Artigos | Devocionais

Consciência Cristã

Sermões | Artigos | Devocionais

O Tempora, O Mores

Sermões | Artigos | Devocionais

Voltemos Ao Evangelho

um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Renato Vargens

Sermões | Artigos | Devocionais

%d blogueiros gostam disto: