Uma vida Segundo a Vontade de Deus

Salmos 1.1-3.

INTRODUÇÃO

Uma vida segundo a vontade de Deus, biblicamente falando, é viver conforme o que Deus quer, embora não seja o que queremos. Em nossos dias, o que tem prevalecido é a preocupação em realizar nossos objetivos, a busca pelo sucesso profissional, a realização financeira.

Mas quando falamos de uma vida segundo a vontade de Deus, será que temos entendido o que é viver segundo a vontade de Deus, mesmo com todos esses sonhos e projetos?

O salmista nos expõe uma vida segundo a vontade de Deus, sem perder todos esses importantes projetos e sonhos, mas entendendo que nada disso valerá se a vontade de Deus não for primordial.

Uma vida segundo a vontade de Deus, conforme o livro de Salmos está relacionado a uma vida conduzida sobre única e exclusiva, direção de Deus.

Então, Biblicamente falando, o que seria uma vida segundo a vontade de Deus?

I. NÃO ANDA NO CONSELHO DOS ÍMPIOS. [v. 1a]

O texto nos diz que mais que feliz é aquele que tem sua vida dirigida, contrário aos conselhos dos ímpios. Quando não temos como fonte de conselhos os ímpios, somos bem aventurados, ou seja, temos uma alegria e satisfação além do comum.  Ser bem aventurado é ser mais que feliz.

É importante observarmos que ninguém que está com a vida 100% organizada, feliz, satisfeita por completo e sem preocupações ou decisões a tomar, pede conselhos. Uma pessoal que se enquadra nesse perfil que o salmista apresenta é uma pessoa que precisa de conselhos, que está enfrentando dificuldades nas decisões e precisa ser aconselhada.

Mas sua fonte de conselhos não deve ser os ímpios, pois se assim acontecer, sua vida não será bem aventurada. O salmista apresenta o ímpio como alguém com conselhos desprovidos da vontade de Deus. Isso não quer dizer que ele não tenha conselhos para dar, pelo contrário, no mundo há muitas pessoas com muitos conselhos, mas sem a direção de Deus. Sem princípios eternos da graça de Deus. Sem o Espírito Santo de Deus pra nos dirigir ao próprio Deus.

Ímpio é aquela pessoa que não tem a paz com Deus. Que não é conduzida pelas verdades das Escrituras Sagradas. Sua fonte de conselho provém de intuições meramente humanas, limitadas a tempo e circunstâncias. Seus conselhos são contrários à fé. O ímpio não tem sua base em Deus.

Uma pessoa é bem aventurada quando sua fonte de conselho não provém dos ímpios, mas unicamente de Deus, que é conhecedor de todas as coisas e tudo está sobre o seu domínio.

II. NÃO SE DETÉM NO CAMINHO DOS PECADORES [v. 1b]

Uma vida segundo a vontade de Deus é uma vida que não tem como referência a conduta dos pecadores. Fomos criados imagem e semelhança de Deus, e precisamos corresponder ao desejo de Deus.

Quando Deus nos cria a Sua imagem e semelhança talvez possamos nos perguntar como podemos ser a imagem e semelhança de um Deus que não vemos? A resposta a essa pergunta fica clara em nossas vidas quando esse Deus se faz carne e habita entre nós.

Jesus é a nossa fonte de imitação. Devemos cada vez mais ser parecidos com Cristo. O problema é que nos envolvemos tanto com esse mundo que às vezes nos esquecemos de aquém devemos imitar, a quem precisamos copiar a conduta. Jesus é a única fonte de inspiração.

O pecador não pode ser nossa inspiração para a vida aqui neste mundo. Sabemos que existiram pessoas que revolucionaram a história de nosso País com exemplos maravilhosos, mas ainda assim não devemos imitar suas vidas. Nossa fonte de imitação deve ser única e exclusiva a pessoas de Cristo Jesus.

III. NÃO SE ASSENTA NA RODA DOS ESCARNECEDORES [v. 1c]

Escarnecedor é aquele que não ouve conselho de alguém e despreza a sabedoria. O escarnecedor não aceita a repreensão. É aquele que trata as pessoas com zombaria, com escárnio e sem respeito.

Uma vida segundo a vontade de Deus é uma vida que não zomba de ninguém, inclusive do ímpio. Uma vida segundo a vontade de Deus é uma vida que tem compaixão pelos outros. Uma pessoa salva em Jesus não pode concordar com os escarnecedores.

Podemos até ouvir o conselho do ímpio e não praticar o que ele aconselha. Podemos até andar com pecadores e não copiar a sua conduta. Nessas duas fazes do salmo ainda podemos estar sujeitos ao pecado e ainda assim não concordar ao ponto de não praticá-lo.

Mas quando nos assentamos na roda dos escarnecedores estamos nesse momento concordando com sua prática, e talvez até fazendo o mesmo. Assentar na roda dos escarnecedores significa que já fomos derrubados pelo pecado em nossas vidas.

Os escarnecedores podem estar reunidos perto de você, ou até mesmo na sua casa; você pode até ouvir as suas palavras e ainda assim não se deixar perder a comunhão e paz com Deus. Mas quando nos assentamos o pecado já tomou conta de nossos corações e estamos aprisionados pelo pecado, precisando de um resgate.

Uma vida segundo a vontade de Deus é uma vida que não entra em acordo com o pecado. Que não se sujeita ao poder maligno.

IV. O SEU PRAZER ESTÁ NA LEI DO SENHOR [v. 2a]

Uma vida segundo a vontade de Deus é uma vida dirigida totalmente pelo próprio Deus. É uma vida conduzida pelos princípios eternos de Deus e só podemos encontrar esses princípios nas Sagradas Escrituras, pois ela é a Palavra de Deus.

Apesar de que na época que esse salmo foi escrito só existia a Torá (O Pentateuco), mas o desejo do salmista em ter as Escrituras Sagradas como sua única fonte de orientação e forma de ouvir a Palavra de Deus que a utiliza em todo o dia (dia e noite).

O salmista trata a questão de se cumprir os mandamentos do Senhor ao ponto de não deixar de cumprir a Sua lei. Em Provérbios 3:1 Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos. Em 1 João 2.4 Aquele que diz: Eu o conheço, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

Uma vez que vivemos nossa vida segundo a vontade de Deus, já não vivemos pra nós mesmos, pois já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim e essa viver que agora tenho é um viver em Cristo Jesus [Gl 2.20].

V. NA SUA LEI MEDITA DE DIA E DE NOITE [v. 2b]

O salmista declara em Salmos 119.11 “Guardo no coração as Tuas Palavras, para não pecar contra Ti”. Precisamos ter prazer nas Escrituras ao ponto de tê-las guardadas em nosso coração. Quanto mais conhecemos a extensão da palavra de Deus, mais princípios eternos teremos para nos guiar nossas decisões diárias. Quanto mais nos alegrarmos em obedecer a Deus, mediante a sua Palavra, mais frutíferos seremos.

As Escrituras são como lâmpada para nossos pês e luz para nossos caminhos, sem elas, não teríamos condições de conhecer a vontade de Deus. Uma vida segundo a vontade de Deus é uma vida regada pela meditação da Palavra de Deus dia e noite.

VI. UMA VIDA EM CRISTO JESUS [v. 3]

É normal em nosso tempo encontrarmos técnicas avançadas de irrigação para as plantações. Hoje utilizamos por meio de canalização de água de rios ou de poços para irrigação das plantas, em busca de mantê-las sempre vivas e com suas folhas verdes e florescendo.

Mas o salmista se depara com árvores na beira dos rios que sobreviviam longos tempos com suas folhas bem verdes, mesmo nos tempos de estiagem das águas. Ele percebe que aquela árvore recebeu água suficiente para se mantiver, mesmo em tempos de escassez.

Assim é nossa vida em Cristo Jesus. Ela é como árvore que permanece em pleno vigor, mesmo com a falta dos recursos necessários, e que no devido tempo dá o seu fruto.

Uma vida segundo a vontade de Deus é uma vida que não se acaba quando tudo acaba. É uma vida que permanece mesmo em tempos difíceis porque estão alicerçadas em Jesus, o autor e consumador de nossa fé. Aquele que tem a vida e que tem as Palavras de vida eterna.

CONCLUSÃO

Uma vida segundo a vontade de Deus é uma vida em obediência à sua Palavra. Uma vida conduzida por sua Palavra. Uma vida que segue somente os conselhos de sua Palavra. Uma vida segundo a Palavra de Deus é uma vida bem sucedida em Deus, mediante Jesus Cristo no mover do Espírito Santo de Deus.

O texto de Salmos que lemos nos mostram pelo menos cinco verdades  essenciais pra nossas vidas.

I. [Sl 1.1] Uma vida segundo a vontade de Deus é aquela que não anda segundo os conselhos dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e não se assenta na roda dos escarnecedores. Isso nos leva a somente um caminho que é Jesus Cristo.

II. [Sl 1.2] Uma vida segundo a vontade de Deus é aquela que firma seus passos na lei do Senhor. Tem prazer nessa lei e à busca de dia e de noite. Esse princípio também nos leva à única verdade que é Jesus Cristo. 

III. [Sl 1.3] A árvore que é plantada junto a corrente das águas permanece vida e no devido tempo dá o seu fruto, suas folhas não murcham e tudo o que ela faz é bem sucedida, pois essa árvore é a representação do Filho de Deus, Jesus Cristo, que é a nossa vida.

IV. Não poderíamos associar as palavras do salmista Davi à outra pessoa que não seja o próprio Jesus Cristo, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por Ele. [Jo 14.6]

V. Uma vida que é dirigida por Deus, tem como centro e modelo principal, a pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, pois nele vivemos, nos movemos e existimos. [At 17.28a]

Publicado por Pr. Luiz de Souza

Não ousaria me definir em frases prontas ou palavras que prefiguram alguém que ainda esta em construção. Vivo para que Deus seja conhecido e busco conhecer cada vez mais esse Deus. Minha gratidão é plena ao ser alcançado e resgatado por Jesus, e por isso vivo para que Ele cresça e eu diminua cada vez mais. Pois "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo". [Ef 3.8]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

bombasonica

busque evolução e se liberte!

RACHEL SHEHERAZADE

Sermões | Artigos | Devocionais

Consciência Cristã

Sermões | Artigos | Devocionais

O Tempora, O Mores

Sermões | Artigos | Devocionais

Voltemos Ao Evangelho

um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Renato Vargens

Sermões | Artigos | Devocionais

%d blogueiros gostam disto: