A MENSAGEM DO EVANGELHO DE JESUS

Lucas 19.1-10.

Introdução:

A humanidade precisa urgentemente ouvir e ser alcançada pela verdadeira mensagem do evangelho de Jesus. A comunidade cristã precisa viver esse evangelho. Há muitas pessoas espalhadas pela face da terra que se encontram perdidas, precisando ser alcançadas e trazidas de volta a presença de Deus.

Deus em sua soberania e graça trouxe à existência a única possibilidade do homem ser salvo, liberto do pecado, perdoado e amado. Deus nos presenteou com seu filho amado.

No texto que lemos podemos ver esse Filho amado cumprindo a sua missão. Trazendo vida e vida em abundância. Trazendo oportunidade de um recomeço. Trazendo a salvação para aquele que estava perdido e sem esperança.

O conteúdo da mensagem do evangelho de Jesus traz resultados na vida daqueles que entendem e por assim entenderem, mudam suas vidas. A Mensagem do Evangelho de Jesus produz efeitos extraordinários para a vida daqueles que ouvem a mensagem e se deixam vive-las.

Qual o conteúdo da mensagem do Evangelho de Jesus? Em quê consiste a mensagem do Evangelho de Jesus?

A MENSAGEM DO EVANGELHO DE JESUS É:

I. UMA MENSAGEM QUE LEVA AS PESSOAS A MUDANÇAS. [vers. 1-4]

Zaqueu fazia parte de um grupo de pessoas odiadas pelos judeus. Os ricos e os cobradores de impostos. Zaqueu não era só rico, mas também “chefe” dos cobradores de impostos. Era um homem rejeitado pelos judeus. Ele tinha em sua direção os olhares revoltados das pessoas. Talvez, por conta disso, Zaqueu era um camarada solitário, infeliz, embora tivesse toda uma riqueza.

O texto diz que aquela cidade estava sendo visitada por Jesus, e havia uma multidão seguindo-o naquele momento. Zaqueu fica sabendo disso e logo procura ao menos ver esse Jesus que mudava a vida das pessoas e as recebia de forma diferente que todos. Mas era quase que impossível por causa da quantidade muito grande de pessoas e ainda mais por ser ele de baixa estatura.

Mas havia dentro de Zaqueu algo diferente que o impulsava a persistir em ver o Messias. Ele não desiste. Ele vai um pouco mais a frente e avista uma arvore. Seu desejo em conhecer a Cristo não o leva a pensa duas vezes antes de subir na arvore. Mesmo com suas limitações ele assim o faz.

Embora aquilo não parecesse tão claro para Zaqueu, mas seu processo de mudanças já estava em andamento, porque uma vez que temos um encontro verdadeiro com Jesus, é impossível voltar a sermos como éramos.

A MENSAGEM DO EVANGELHO DE JESUS É:

II. UMA MENSAGEM QUE LEVA JESUS AS PESSOAS. [vers. 5-6]

A atitude de Zaqueu chamou a atenção de Jesus, ao ponto dEle ir a sua casa. Jesus olhou para cima e viu um homem em cima de uma arvore com o seu semblante demonstrando surpresa, alegria, talvez um pouco de receio. Mas Jesus se aproxima e diz para Zaqueu descer depressa que “hoje” a presença dEle entraria e mudaria aquele lar, aquela vida, as suas atitudes os seus relacionamentos, seu trabalho e etc. Onde a presença de Jesus chega a mudança vem de imediato. A mensagem do evangelho de Jesus deve anunciar o único possível de fazer a mudança na vida das pessoas. A mensagem do evangelho de Jesus deve falar de Jesus, deve ensinar sobre Jesus.

Jesus fala para Zaqueu descer depressa porque há uma urgência do evangelho de Jesus ser anunciado e da Sua presença na vida das pessoas. Não há tempo de olhar para traz, não há tempo de analisar mais nada, estamos vivendo o fim dos tempos, é preciso a mudança já, é preciso anunciar a Jesus Cristo em todo o tempo.

A MENSAGEM DO EVANGELHO DE JESUS É:

III. UMA MENSAGEM QUE LEVA AS PESSOAS AO ARREPENDIMENTO. [vers. 7-8]

As pessoas estavam fazendo comentários pela decisão de Jesus em visitar a casa de um pecador. Para aquelas pessoas Zaqueu não era digno de receber Jesus em sua casa. De fato Zaqueu era um pecador. Era uma pessoa desprezada pela sociedade. Uma pessoa que não tinha a amizade do povo. Mas isso não impediu que Cristo entrasse em sua casa.

Jesus, ao visitar a casa de Zaqueu não significava que Ele concordasse suas atitudes, muito pelo contrario, Jesus foi ali justamente para mudar essa história. Em Mc 2.17, Jesus fala sobre isso. Ele veio salvar os que haviam se perdido. [Mc 2.11]

Zaqueu ao receber a Jesus em sua casa e ouvir sua mensagem, tem sua vida transformada e duas atitudes de imediato, passam a fazer parte de sua vida. Primeira atitude de Zaqueu foi reconhecer a Jesus como seu “Senhor” (vers. 8ª). Segunda atitude de Zaqueu foi o fruto de seu arrependimento, não só deu 50% de seus bens aos pobres como restituiu quatro vezes mais aos que tinha roubado, isso mostra que não só estava devolvendo o que roubou, mas estava restituindo os prejuízos que ele causou àquelas pessoas. Essas atitudes de Zaqueu demonstraram mudanças que aconteceram em seu interior por meio de ações exteriores.

A MENSAGEM DO EVANGELHO DE JESUS É:

IV. UMA MENSAGEM QUE LEVA SALVAÇÃO AS PESSOAS. [vers. 9-10]

Nesse momento Jesus diz que Zaqueu é filho de Abraão, não em sua genealogia, mas porque agora ele, pela salvação em Cristo, passa a ser um irmão na fé. Jesus veio salvar todos os perdidos, independente de seu passado tenebroso, seu estilo de vida, sem vida e sem esperança. Por meio da fé, os perdidos podem ser perdoados e transformados em novas criaturas.

A mensagem do evangelho de Jesus tem em seu tema principal, a Salvação. É impossível falar desse evangelho sem falar sobre a salvação, sem falar no motivo pelo qual Jesus se fez carne e habitou entre nós. A mensagem do Evangelho de Jesus não terá sentido algum se não apresentar como tema principal a Salvação em Jesus.

CONCLUSÃO

O conteúdo da mensagem do evangelho de Jesus traz resultados na vida daqueles que entendem e por assim entenderem, mudam suas vidas. O poder do Evangelho de Jesus produz efeitos extraordinários para a vida daqueles que ouvem a mensagem e se deixam vive-las. Jesus veio salvar todos os perdidos e condenados pela sociedade, basta abrir a porta do nosso coração para que Ele possa fazer morada, e a partir de então, conduzir nossas vidas a viver de forma correta e santa.

Ap 3:20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

Publicado por Pr. Luiz de Souza

Não ousaria me definir em frases prontas ou palavras que prefiguram alguém que ainda esta em construção. Vivo para que Deus seja conhecido e busco conhecer cada vez mais esse Deus. Minha gratidão é plena ao ser alcançado e resgatado por Jesus, e por isso vivo para que Ele cresça e eu diminua cada vez mais. Pois "A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo". [Ef 3.8]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

bombasonica

busque evolução e se liberte!

RACHEL SHEHERAZADE

Sermões | Artigos | Devocionais

Consciência Cristã

Sermões | Artigos | Devocionais

O Tempora, O Mores

Sermões | Artigos | Devocionais

Voltemos Ao Evangelho

um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Renato Vargens

Sermões | Artigos | Devocionais

%d blogueiros gostam disto: